Fátima Carvalho
Fátima Carvalho

Ensinar pessoas a conectarem-se com elas próprias e inspirar-las.

fatimacarvalho_gustavo_carona_virus

Nunca tínhamos ouvido tanta gente a falar do bem comum. Há um vírus que reforça a fragilidade da vida humana, e há um vírus do bem comum.
É incrível como este vírus está a contaminar tanta gente. É incrível como este vírus está a alterar os comportamentos individuais, é incrível como este vírus julga os que por ele não foram infectados, é incrível como ele é altamente contagioso. Castigamos, acusamos, ameaçamos os que por ele não se deixam infectar. Pedimos ao mundo que nos ajude a gritar aos berros que é preciso pensar no BEM COMUM.
Mas quanto tempo durará esta infecção? Será que rapidamente vamos ficar todos imunes?
Eu peço desde logo imensa desculpa por não me conseguir separar em pessoas diferentes, em pensamentos desconexos da minha realidade, ou em julgamentos parcelados e incoerentes. Não consigo. E por isso peço desculpa. A minha opinião desta tragédia mistura-se com as memórias que teimo em não esquecer.
Não me esqueço que no Yemen, olhei nos olhos famílias inteiras que perderam irmãos e filhos e pais, e braços e pernas, no meio de milhares de crianças a morrer à fome.
Não me esqueço que no Sudão do Sul, todos os dias vi crianças a morrer de malária, e todos os dias via a dor no olhar das mães a levar os corpos sem vida dos meninos para casa.
Não me esqueço que na Síria no meio das bombas, vi o reaparecimento da poliomielite (outrora erradicada) que mata ou incapacita crianças para o resto das vidas.
Não me esqueço que no Paquistão, num mês me morreram nas mãos 10 mulheres por hemorragia pós-parto. A esmagadora maioria dos médicos da minha área, na vida toda nunca viu isto uma única vez.
Não me esqueço que o coronavírus não entra na prisão de Faixa de Gaza, porque também não entra o vírus do bem comum.
Não me esqueço que a duração da guerra(s) do Afeganistão anda lado a lado com a esperança média de vida daquele país.
Não me esqueço do que já chorei por ver que mais ninguém chora por eles. Não me esqueço que eu apenas vi uma pontinha do iceberg, não me esqueço que já andei tantas vezes no limite da sanidade mental a pedir com jeitinho, sem revolta e sem julgamentos que pensem no BEM COMUM.
Não me esqueço que quando me perguntam como são os Cuidados Intensivos nas minhas missões a resposta é: “Não há. Os que deles precisam, morrem!” Que é exactamente o que vai acontecer quando/se este coronavírus chegar a uma fatia enormíssima da população mundial, onde esbarra o vírus do bem comum.
Várias pessoas me dizem que a minha experiência em cenários de guerra vai ser muito útil. Pois. Não sei. O futuro o dirá. É verdade que já vi de muito perto 10 das piores guerras dos últimos tempos. Mas eu nunca fiz parte dela. Com o meu risco posso eu bem, e nunca foi a vida dos meus que esteve em risco. As emoções que trago comigo são das histórias dos outros, que eu tento contar ao mundo. Há uma gestão de emoções que tem muitas semelhanças sem dúvida, e espero ser útil nesse sentido também. Mas há uma coisa onde eu encontro um paralelismo inacreditável, no que à gestão de vítimas de uma guerra, diz respeito. Não são as bombas e os tiros que matam. Esses também matam, mas pouco em termos percentuais. O que mata milhares e às vezes milhões são os danos colaterais. É da pobreza de recursos, de infraestruturas, de material e medicamentos para tudo e mais alguma coisa, e da falta de pessoas válidas para trabalhar que se morre numa guerra. Isso é que mata 99% das vítimas de uma guerra. Mas se não houvesse bombas e tiros, não haveria danos colaterais.

E quais vão ser os danos colaterais desta “guerra” que vivemos agora?

Há uma falácia no ar, que isto vão ser duas semanas mais complicadas. Esqueçam isso. Vão ser no mínimo 2-3 meses de clausura. Vai destruir a economia de uma forma que não tem precedentes. Vão ser empresas a cair como baralho de cartas. Desemprego, pobreza, fome, agitação social. Os ricos vão ficar menos ricos, os médios vão aguentar no limite, os pobres vão para a rua. E os que estão na rua vão morrer à fome. Os mais frágeis são os que vão sofrer mais. Quando o cinto aperta, quem mais vão sofrer são as ONGs. A ajuda humanitária, a tal do bem comum é a que mais sofre. A nível local e internacional. Os pobres, os velhos, os incapacitados, os doentes, etc, etc… Quantas pessoas se mata ao destruir a economia? Será que a cura não vai matar muito mais que a doença? Sei que quem tem mais no bolso vai achar que eu sou um criminoso, e quem já amanhã pode ir viver para debaixo da ponte vai perceber melhor porque vos questiono. Crucifiquem-me à vontade por fazer esta pergunta.

fatima_carvalho_gustavo_carona_virus

Mas vou aceitar. Sou democrata. Aceito a liderança de quem sabe mais do que eu. Tenho convicções fortes, mas sempre um espaço muito grande para humildemente poder estar errado. Sou um jogador de equipa, e na verdade pouco sei sobre os dados todos desta equação. Acho que ninguém sabe. E vou trabalhar ao lado dos meus, nos Cuidados Intensivos, com um orgulho que não cabe em mim por trabalhar na melhor equipa do planeta para salvar os que estão entre a vida e morte. Que é o que sempre fizemos e sempre vamos fazer. Só que desta vez, a trabalhar a dobrar ou triplicar, a formar à pressa os que puderem ajudar, e cheios de medo se a nossa função não estará a pôr em risco as nossas vidas e daqueles pelos quais dávamos a vida, porque somos o grupo de maior risco. Vão ser tempos de emoções muito fortes, mas o ser humano adapta-se e segue em frente. E das lágrimas passará aos sorrisos. Eu nem sempre confio em mim, mas confio até ao fim dos tempos na equipa em que trabalho, pela competência, organização, saberes médicos, resiliência, poder de impacto, e muita, muita humanidade a cada acção. De médicos, enfermeiros, auxiliares, profissionais de limpeza, administrativos, técnicos, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, e muitos mais que me estou a esquecer.
Já dei de caras com o burnout duas vezes na minha vida, no Paquistão e no Yemen, e vos garanto que é difícil de gerir as emoções. Falem sobre as vossas emoções. É bom ver homens e mulheres fortes a chorar.
Mas vamos ver também que no meio da dor, do egoísmo e da hipocrisia, aparecerá o melhor de muitos seres humanos, os verdadeiramente bons. E só por estes, vale a pena ver o mundo girar. Obrigado a vocês por me inspirarem.
Vamos ver como responde a medicina privada no maior desafio de saúde dos nossos tempos. Para já tem servido para fazer dinheiro às custas dos testes para ansiosos, testes estes que fazem muita falta no público. Quando isto passar, não se esqueçam onde se faz a verdadeira medicina, e cada vez que se alimenta a privada, se destrói o SNS. Não se esqueçam.
Agora sentimos o que é estar do lado dos discriminados. Temo que as consequências políticas e ideológicas vão ser catastróficas. Porque “eles” agora estão caladinhos, mas depois vão gritar pela culpa dos estrangeiros, e dos estranhos. Dos estranhamente igual a nós. Veremos o que sobra daqui. O mundo dos que querem as fronteiras fechadas, ou o mundo dos que vêm que estes (e outros) problemas só se resolvem se pensarmos como unos. Já percebemos que para salvar o planeta temos que nos unir, talvez agora se veja que nunca haverá qualquer sustentabilidade com tanta desigualdade.
Será o meu último texto sobre este assunto, mas já fiz várias promessas resolutivas a mim próprio para quando isto acabar. Vão me doer, mas acho que é pelo melhor. Espero que façam o mesmo, que levem este bem comum até ao fim dos tempos, que ajudem os que JÁ não estão a receber salário, que ajudem os que vão para o desemprego, os que morrem à fome, os que em todas as partes do mundo estão a ser infectados pelo coronavírus, mas não pelo vírus do bem comum.
Agora que a morte de tantos nos parece tão próxima, e muitos, de nós tão queridos, não poupem na bondade, no carinho, no cuidado, no amor e na compaixão. Não deixem palavras bonitas por dizer, não deixem pazes por fazer, não deixem que a última palavra tenha sido amarga. Estamos todos a sofrer.
Façam a economia girar. Cada vez que lavarem as mãos, abram o vosso coração àqueles que não têm e que vão ficar sem água em casa. Pensem na saúde como um bem para todos.
Eu vou ao supermercado com calma, comprar o que preciso. E quando não houver, prometo que vou trabalhar na mesma com fome. E isto vai durar.
Espero que o vírus do bem comum tenha vindo para ficar, espero que me perdoem por dizer a minha opinião mastigada com tantas dores, e espero do fundo do coração estar errado.
Todos nós somos vítimas das nossas incoerências (eu, tantas vezes!), mas num momento de grandes reflexões, façam-nas de coração aberto, escrevam num papel e façam-nas durar.
Animem-se. O vírus passa. Esperemos que o Bem Comum, não.

Texto de Gustavo Carona.

Grata pela tua constante luta e grata pelo teu convite ao “Despertar”.

Gostaste? Partilha com os teus amigos, ajuda-nos a crescer. Grata Fátima Carvalho.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
convite_humanizacao_atitudesquebrilham

Participa no projeto Humanização

Convido-te a abraçar o Projecto Humanização Fase I:

Independentemente da tua idade, profissão ou nacionalidade… podem colaborar individualmente, em equipa ou família.

Envia-nos as tuas “Atitudes Que Brilham” para geral@fatimacarvalho.pt.

Gostaste? Partilha com os teus amigos, ajuda-nos a crescer. Grata Fátima Carvalho.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhe:
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Subscreve os meus artigos

Mais artigos

Bem-Vindo, Outono!

Feliz Equinócio de Outono É um momento de colheita, mas também de introspecção… a oportunidade de mergulhar mais no nosso

DOIS LOBOS DENTRO DE MIM

Conheço esta lenda já tem vários anos… Hoje apetece-me partilhar e levar a reflectir: “Uma noite, um velho índio falou