fatima_carvalho_atitudes_que_brilham_riccardo

A emergência de saúde causada pelo Covid-19 colocou uma situação difícil não apenas no que diz respeito aos aspectos económicos, mas também aos aspectos sociais e psicológicos do indivíduo.

 

É um momento difícil em que a preocupação com esse vírus pode afetar diferentes aspectos da nossa vida: a nossa saúde, a saúde da nossa família, os nossos amigos e a visão de cidades fantasmas e o controle absoluto de sair de casa nos tornam frágeis. Psicologicamente e acredito que uma grande ajuda é encontrar uma motivação, uma voz interna que nos possa dar coragem e força. Isso é o que a música foi para mim nesse período difícil que durou em Xangai, onde demorou, quase 2 meses.

 

Felizmente eu tinha trazido muitos livros sobre harmonia musical, escrita, violão, piano e tomei a decisão de lê-los todos nesse período.

Quando a consciência da seriedade da situação se desenvolveu, foram precisamente os meus objetivos que me deram a confiança e a esperança de que o fim desta fase seria um novo começo, que para mim foi representado pelo lançamento do meu álbum a solo. Portanto, nesse período, foi necessário ficar em casa à força. A mensagem que posso deixar a todos os que atravessam essa fase, é perceberem que o importante é encontrar ajuda que possa ser estimulada para nos manter positivos e ver o final desse período trágico.

fatimacarvalho_atitudes_que_brilham_riccardo

Frequentemente, durante concertos, master classes e até palavras com amigos ou familiares, eu falava da música como profissão, como paixão, como objetivo, nunca teria pensado – como neste caso – em falar da música como salvação. Portanto, para crianças pequenas que tocam e que sonham com música, recomendo usar esse período para desenvolver habilidades técnicas se você é um artista ou para escrever se você é um compositor. Eu também acredito que todas as pessoas têm uma música favorita, ou cantor favorito. Ao conectar os seus interesses às possibilidades tecnológicas oferecidas por esta época, você pode aprofundar a sua audição com uma simples assinatura do Spotify, comprar um disco no iTunes, ouvir um livro em formato de audiolivro digital – a biografia do seu cantor favorito ou promovendo a venda da sua música com sistemas modernos – ou assistindo a alguns espectáculos disponíveis no YouTube.

 

A situação é certamente difícil para todos. Mas acredito firmemente que a única motivação que realmente nos pode ajudar a sair desta emergência de saúde é aquela que nos mantém positivos e felizes na esperança. Para mim, tudo isso é representado pela música, sempre e ainda mais. No período em Xangai, quando eu não podia fazer concertos, nem tocar, nem sair à rua. Mas é sempre a música, de uma forma mais intelectual nesse caso, que me deu um sentido e uma maneira de lidar com essa situação, aprofundando o que sempre foram meus interesses.

 

Riccardo Cadamuro 

Gostaste? Partilha com os teus amigos, ajuda-nos a crescer. Grata Fátima Carvalho.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Quem é Riccardo Cadamuro?

Inspirado por artistas importantes como John Mayer, Michael Jackson, Daft Punk, D'Angelo, Richie Kada é um músico multi-instrumentista.

Gosta de combinar elementos hip-pop e pop moderno com um gosto clássico.

O seu estilo é caracterizado por uma profunda apreciação pelo groove e cuidadosamente trabalhada em arranjos centrados na guitarra.

Actualmente, Richie vive em Xangai, trabalhando como artista, músico de sessão e produtor musical.

O seu álbum a solo será lançado no próximo ano e será um projecto Neo-Soul, Funky Dance gravado em estúdio como uma 'banda de um só homem'.

convite_humanizacao_atitudesquebrilham

Participa no projeto Humanização

Convido-te a abraçar o Projecto Humanização Fase I:

Independentemente da tua idade, profissão ou nacionalidade… podem colaborar individualmente, em equipa ou família.

Envia-nos as tuas “Atitudes Que Brilham” para geral@fatimacarvalho.pt.

Gostaste? Partilha com os teus amigos, ajuda-nos a crescer. Grata Fátima Carvalho.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *